Confira a relevância do arduino na aprendizagem e nos negócios

O kit arduino avançado, bem como os kits arduino, podem ser objetos pequenos, mas seu valor para o mercado e para o consumidor é imenso. Essa verdadeira inovação tecnológica promove a criação e funcionamento de outras utilidades, tais quais os sistemas de alarme, controle remoto de luz, impressoras 3D, entre outras. Não é à toa que o arduíno está presente tanto no campo do aprendizado quanto no dos negócios.

Em outras palavras, o kit arduino avançado revela a importância da robótica para as nossas vidas, pois em uma só placa é possível combinar as funções de hardware e software. O kit arduíno é como se fosse um mini-computador em forma de placa.

Veja a seguir mais detalhes sobre o kit arduino avançado, suas diferenças com o amador e como é utilizado em projetos de automação. Conheça também as propriedades tanto de hardware quanto de software dos kits arduino. Saiba também como o arduíno é aplicado na educação, no aprendizado e no empreendedorismo.

Kit arduino avançado ou amador: importância em projetos de robótica e aprendizado

Hoje em dia, todas as operações, seja na indústria, no comércio, nas instituições,nos lares, envolvem a tecnologia de alguma forma, especialmente a robótica.

O kit arduino avançado possui aplicações mais complexas, como os maquinários das fábricas. Por outro lado, o kit arduíno amador pode ser usado em aplicações simples, e nem é necessário um conhecimento profundo de robótica para utilizá-lo. É possível ver o arduíno amador em projetos como carrinhos de controle remoto.

Arduino e projetos de automação

O que torna o arduíno tão atraente é o fato dessa placa eletrônica ter um código aberto. Na prática, é possível replicá-la por inteiro. A intenção dos criadores foi justamente de criar uma ferramenta da robótica que fosse de fácil acesso, aplicação e barata. Por isso o kit arduíno é cada vez mais utilizado na automação, em diversos ramos.

Hardware do arduino

As últimas alterações feitas no kit arduíno mostram que a intenção dos criadores ainda é o uso democrático da ferramenta, mas o esforço é para criar um hardware que seja ideal para uma prototipagem veloz, com foco na internet das coisas.

As novas placas contam com o microcontrolador ARM Cortex M0 + além de algum tipo de conectividade.

A biblioteca e possibilidades de desenvolvimento expansivo do software

Os avanços dos softwares aparecem com a adição de várias bibliotecas, além da adição de novas placas, o que pode incluir placas de terceiros, ao ecossistema do kit arduino avançado.

Outra grande novidade é a possibilidade de realizar a programação das placas pela internet, através de uma plataforma que permite um compartilhamento de códigos mais rápido e fácil.

Quais os tipos de projetos que utilizam arduino?

Atualmente, os tipos de projetos que utilizam arduíno possuem aplicação industrial. Precisamente, a intenção é somar os controladores lógicos programáveis ao ecossistema do arduíno.

Como o kit arduino contribui na educação?

O kit arduíno é a ferramenta ideal para aprender robótica, pois estimula o desenvolvimento de habilidades relacionadas à lógica, elétrica, eletrônica e programação. Ademais, os projetos educativos que envolvem o arduíno também requerem dos alunos um senso de coletividade, disciplina e muita organização.

Para quem estuda ou trabalha com robótica, não existe algo mais compensador do que ver um projeto que toma forma a partir da placa de arduíno.

Benefícios do arduino no aprendizado

O ramo profissional da robótica é riquíssimo e utilizar os kits arduino pode ser uma excelente forma de começar. Ademais, o estudo da robótica é tão amplo hoje em dia, que mesmo aqueles que gostariam de se profissionalizar em outra área seriam muito beneficiados ao usarem o kit arduino avançado ou amador.

Habilidades como a programação e o entendimento de códigos, ainda que de forma, não são mais uma exclusividade dos programadores. De fato, são requeridas no mercado de trabalho.

Arduino como forma de empreendedorismo

 Outro assunto importante é a possibilidade de abrir uma empresa a partir do aprendizado sobre arduíno. Por ser uma ferramenta barata, pode ser usada em startups de tecnologia e projetos eletrônicos.

Há dois motivos para o kit arduino avançado, bem como os kits arduino, serem tão populares hoje em dia. Trata-se do preço baixo somado ao código aberto da ferramenta, que a democratizou para o uso profissional e amador.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *