Como prevenir a micose no cachorro?
A micose no cachorro é uma condição fúngica comum, causada principalmente por um fungo da dermatofitose. Mesmo não sendo fatal, pode ser desconfortável para o animal e preocupante para os donos. Além disso, muitos donos não sabem se seu cachorro pode comer batata e outros alimentos no período de recuperação dessa doença.
Felizmente, existem medidas preventivas que podem ser usadas para proteger seu amiguinho contra esse fungo. No artigo de hoje, nós vamos te mostrar o que é e quais são os sintomas da micose canina, e também quais são as medidas que serão aplicadas para proteger nossos amigos de quatro patas de um jeito prático e eficaz. Vamos lá!
O que é micose no cachorro?
A dermatofitose, ou Micose no cachorro, é uma infecção fúngica da pele, muito comum nos cachorros. Micose vem do grego “mikós”, que significa “fungo”. Essa condição é causada principalmente por fungos do gênero Microsporum e Trichophyton, que se alimentam de nutrientes presentes na pele do animal.
A micose é extremamente contagiosa e pode ser transmitida para outros animais e até mesmo humanos. Por isso, é muito importante prevenir e tratar a condição o mais cedo possível para evitar mais problemas.
Quais são os sintomas da micose canina?
Por sorte, os sintomas da micose que aparecem no cachorro são facilmente identificáveis, permitindo que você possa iniciar o tratamento de forma mais rápida. Os principais sintomas da micose canina são:
- Fedor;
- Pelo caindo (alopecia);
- Lesões no ouvido;
- Machucados na pele;
- Pele com crostas e/ou escamada.
Além disso, é importante prestar muita atenção em como o bichinho se comporta durante o dia a dia, seu comportamento pode denunciar vários tipos de doenças diferentes, no caso na micose seria:
- Coceira;
- Irritabilidade;
- Lamber as feridas.
É fundamental sempre se manter em alerta sobre o comportamento do seu parceiro canino, pois é com base nisso que você pode identificar qualquer tipo de doença ou problema que ele possa ter.
Como prevenir a micose no cachorro?
Existem algumas formas de prevenir, o melhor é sempre evitar qualquer doença que possa ser perigosa, incluindo a micose canina. Aqui estão alguns cuidados essenciais para prevenção da doença:
- Secar bem o bichinho após o banho e após se molhar em geral;
- Não deixar o cachorro muito tempo no calor;
- Deixar o ambiente sempre seco e limpo;
- Proporcione ao animal uma alimentação de qualidade sempre;
- Trate de forma rápida qualquer alergia e contaminação, pois pode facilitar o surgimento dos fungos.
Lembre bem de cada um desses pontos, principalmente sobre alimentação, pois ela pode evitar não apenas a micose canina, mas diversas outras doenças e assim fortalecer seu companheiro.
O que fazer quando o cachorro está com micose?
Caso seu cão demonstra sinais de micose canina é sempre necessário levar o cachorro a um médico veterinário para que o diagnóstico adequado seja feito. Realizado o diagnóstico, alguns remédios específicos vão ser passados para uso no processo de tratamento. Dentre esses itens estão:
- Shampoos;
- Pomadas;
- Sprays;
- Sabonetes;
- Cremes.
Se for uma infecção sistêmica, serão receitados remédios orais também para o tratamento, porém sempre evite utilizar qualquer medicamento sem orientação médica, pois pode acabar só piorando a situação.
Cuidados com alimentação
Você deve estar se perguntando se cachorro pode comer batata por ser uma comida “humana”, porém cachorro pode comer batata sim, mas com alguns cuidados. A batata é um alimento rico em vitaminas C, B, cálcio, potássio, sais minerais e fósforo, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico de outras funções do corpo canino. Porém, apesar de que o seu cachorro pode comer batata, não pode haver sal ou tempero, além de estar bem cozido para evitar a presença de solanina, tóxica para eles.
Micose de cachorro pega em ser humano?
A dermatofitose é considerada uma zoonose, ou seja, pode, sim, ser passada para humanos se o tratamento correto não for feito. Portanto, tome muito cuidado e previna você e seu cãozinho de qualquer tipo de perigo que possa ser exposto.
Para prevenir siga as instruções mencionadas no texto, como boa alimentação, bons cuidados higiênicos e entre outros. Gostou de nossas dicas? Então acesse o site da DrogaVET, a farmácia veterinária mais completa do mercado!