Como curar seu intestino e melhorar sua vida

Um sistema digestivo (intestino) funcionando corretamente é importante para a saúde. Na verdade, 60-80% do nosso sistema imunológico está localizado em nosso intestino, e 90% de nossos neurotransmissores (substâncias químicas que regulam o humor), como a serotonina, são produzidos em nosso intestino.

Problemas em nosso trato digestivo podem ser causados ​​por mais do que apenas dor de estômago, gases, inchaço ou diarréia; eles podem ser a causa de muitos problemas crônicos de saúde.

Desequilíbrios intestinais têm sido associados a desequilíbrios hormonais, doenças autoimunes, como artrite reumatóide e hashimoto, hipotireoidismo, diabetes, fadiga crônica, fibromialgia, ansiedade, depressão, erupção cutânea e rosácea.

Então, como você cura seu intestino e cura a si mesmo?

Na medicina funcional, adotamos uma abordagem simples que chamamos de programa 4R – remover, substituir, desenvolver e reparar.

1. Excluir

Remova o mal. O objetivo é se livrar de coisas que afetam negativamente o ambiente das células intestinais, como alimentos inflamatórios, infecções e irritantes estomacais, como álcool, cafeína ou drogas. Alimentos inflamatórios como glúten, laticínios, milho, soja, ovos e açúcar podem levar à sensibilidade alimentar.

É recomendado o teste de sensibilidade da Dieta de Eliminação e dos alimentos IgG para descobrir se os alimentos são um problema para você.

As infecções podem ser de parasitas, leveduras ou bactérias. A análise abrangente das fezes é fundamental para determinar bons níveis bacterianos e quaisquer infecções que possam ocorrer. A eliminação de infecções pode exigir tratamento com ervas, medicamentos antiparasitários, antifúngicos ou mesmo antibióticos.

2. Substitua

Mude bem. Adicione de volta ingredientes essenciais para reduzir a digestão e absorção, como dieta, medicamentos (como antiácidos), doenças ou envelhecimento. Isso inclui enzimas digestivas, ácido clorídrico e ácidos biliares necessários para a digestão adequada.

3. Restaurar

Restaurar bactérias benéficas para restaurar o equilíbrio de boas bactérias é fundamental. Isso pode ser alcançado tomando um aditivo probiótico que contém bactérias benéficas, como bifidobactérias e espécies de Lactobacillus.

É recomendado 25 a 100 bilhões de unidades por dia em todos os lugares. Tomar um prebiótico (uma boa dieta bacteriana) também suplementa ou consome alimentos ricos em fibras solúveis.

4. Corrigir

É essencial fornecer os nutrientes necessários para reparar o intestino. Um dos meus suplementos favoritos é a L-glutamina, um aminoácido que ajuda a regenerar a parede intestinal. Outros nutrientes importantes incluem zinco, óleos de peixe ômega-3, vitaminas A, C e E e ervas como pé escorregadio e aloe vera.

Você também pode optar por usar alguns complementos na sua alimentação através do uso de oleos essenciais e vegetais que podem ser ingeridos para ajudar na flora intestinal.

O óleo vegetal de coco pode ser uma boa opção para fazer seus alimentos e os óleos essenciais de hortelã-pimenta e camomila são ótimos para serem ingeridos com chás que vão ajudar não só o seu intestino, mas também sua saúde como um todo!Além disso, é recomendável usar alguns óleos em difusor de aromas para melhorar a saúde como um todo, afinal, o vapor exalado faz com que você absorva os benefícios naturais enquanto deixa o ambiente com um cheiro agradável.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 4 =