Editor de vídeo grátis para PC: 7 ótimas opções que não deixam marca d’água

Será que um software editor de vídeo grátis para PC pode dar conta de suas demandas? Será que as opções que você encontra no mercado vão suprir suas necessidades?

Essas são as perguntas que empreendedores fazem quando estão iniciando um negócio no audiovisual. Afinal, programas de edição costumam ter um valor de investimento alto, ou mesmo virem acompanhados de uma assinatura mensal que exige uma certa fidelidade. Mas, e se você encontrar um editor de vídeo grátis para PC? É possível? É bom?

Pensando em te ajudar a responder essas perguntas e antes de chegar a qualquer conclusão, trouxemos a seguir uma lista com sete editores de vídeo grátis para PC. Curtiu? Então bora conhecer cada um deles!

7 editores de vídeo grátis para PC (sem marca d’água)

Pesquisamos bastante e chegamos a uma boa lista de editores de vídeo grátis para PC. Separamos apenas softwares que não deixam uma marca d’água em seu vídeo e que possam ser compatíveis com os principais sistemas operacionais.

Nossa lista de editores de vídeo grátis para PC ficou assim:

  1. Shotcut
  2. Hitfilm Express
  3. DaVinci Resolve
  4. Kdenlive
  5. Lightworks
  6. iMovie
  7. Openshot

Vamos então conhecer um pouco sobre cada um deles. Segue com a gente!

1. Shotcut

Shotcut é uma ótima opção de editor de vídeo grátis para PC. Ele suporta muitos formatos de vídeo, tem boa interface, possui várias ferramentas e funcionalidades como por exemplo a possibilidade de trabalhar com proxies. 

Além de tudo isso ele é um programa open source. Ou seja, ele possui código aberto. Com isso ele pode contar com uma comunidade cada vez maior de desenvolvedores que apoiam o projeto e fazem dele uma ótima opção.

Sistema operacional: Windows, iOS e Linux

2. Hitfilm Express

O Hitfilm Express é outra ótima opção gratuita para quem quer editar seus vídeos sem perder as funcionalidades que um programa pago oferece. 

Seu grande diferencial é que ele também conta com ferramentas de efeitos visuais. Efeitos esses que normalmente fariam com que você precisasse de outro software como o After Effects da Adobe.

Com tudo isso ele acaba se tornando um programa um pouco pesado para computadores mais simples. Portanto fica aí a dica.

Sistema operacional: Windows e iOS.

3. DaVinci Resolve

O software de edição DaVinci Resolve é o grande “queridinho” entre os softwares de edição gratuitos. Usado por muitos editores profissionais, inclusive em grandes produções.

Além das principais ferramentas para uma boa edição disponíveis gratuitamente, ele é referência em software de edição para correção de cores em vídeo.

Tudo isso em uma interface fluida, agradável e bem amigável. Ele também engloba tanto edição quantos efeitos especiais. Com tudo isso, é claro, ele também fica um pouco pesado em computadores mais simples.

Sistema operacional: Windows, iOS e Linux

4. Kdenlive

O Kdenlive, assim como o Shotcut, também é um software de edição de código aberto. Proporcionando os benefícios que já vimos. 

Uma ótima opção para quem procura um programa com bons recursos e grande compatibilidade com Linux, já que foi desenvolvido especialmente para ele. O que não quer dizer que não tenha também suas versões para Mac e Windows.

Fácil de trabalhar, possui boas ferramentas e uma interface muito parecida com a do DaVinci Resolve. Vale a pena experimentar.

Sistema operacional: Windows, iOS e Linux

5. Lightworks

O Lightworks é uma opção gratuita pouco conhecida por aqui mas que é famosa entre os profissionais de Hollywood.

Como você já pode imaginar ele possui uma versão paga e mais completa, mas, a versão gratuita dele já vai te oferecer muitos ótimos recursos para você trabalhar tranquilo em seus projetos.

Se você deseja aprender a mexer em um programa de ponta, esta é uma boa opção.

Sistema operacional: Windows, iOS e Linux

6. iMovie

O iMovie é a escolha ideal para quem tem dispositivos Apple. Não só pelo fato dele só estar disponível para os usuários da maçã, mas também pelo seu grande número de recursos e ferramentas.

Com ele você poderá editar com qualidade de cinema, utilizando efeitos e recursos que fazem a diferença.

Além disso, ele facilita o uso de storyboards auxiliando a montagem de sua edição como poucos softwares.

Sistema operacional: apenas iOS

7. Openshot

Assim como alguns outros desta lista, o Openshot também é um editor de vídeo grátis para PC open source.

Feito para ser 100% gratuito, você não terá surpresas ao utilizar suas diversas ferramentas e recursos durante suas edições.

Entre suas principais características está a utilização de keyframes, facilitando animações, animações 3D e uma interface simples e leve de usar.

Sua interface pode não parecer tão bonita como outras opções, mas sua versatilidade pode te surpreender.

Sistema operacional: Windows, iOS e Linux

E aí? Já decidiu qual destes softwares para edição de vídeo usar?

Como você viu aqui, existem várias opções de editores de vídeo grátis para PC. Cada um deles possui suas próprias características e benefícios. Cabe a você testar cada um deles e decidir por qual se adapta melhor ao seu estilo ou mesmo suas necessidades.

A edição de vídeo depende muito mais do editor do que do programa propriamente dito. Isso pelo fato de ser você quem cria toda a ideia por trás do vídeo. O programa é apenas uma ferramenta que vai te permitir colocar suas ideias em prática.

Portanto, não deixe de experimentar e testar qual deles te dá maior liberdade em suas criações. Com certeza uma destas opções irá se encaixar em seu dia a dia como editor.Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − seis =